paroquias.org
 

Notícias






Manuscritos de caráter religioso restaurado no Japão voltam a Portugal
2002-01-12 14:06:28

Os documentos, manuscritos, do século XVI, que foram descobertos nas caixas da Biblioteca Nacional, hà um ano atrás, são na sua maioria de carácter religioso. Os manuscritos viajaram de Lisboa até ao Japão onde foram restaurados no Museu de Kioto e regressaram agora à Biblioteca Nacional.

São um testemunho da presença dos jesuítas no Japão. Manuscritos japoneses que estavam guardados nos depósitos da Biblioteca Nacional.
O olhar do especialista Genjiro Ito levou a que estes documentos do século XVI viajassem até às mãos de uma equipa de restauro do museu de Kioto. Nos escritos estão, por exemplo, alguns dos conhecimentos que os jesuítas transmitiam na difusão do Cristianismo no Oriente.

Mas, ler os manuscritos não é tarefa fácil, como explicou à Rádio Renascença, emissora católica portuguesa, o director da Biblioteca Nacional, Carlos Reis: "Enquanto a língua portuguesa do século XVI nós hoje ainda a lemos sem grande problema - não mudou muito - a escrita japonesa do século XVI mudou muito em relação à actualidade".

Os textos para o ensino religioso, escritos em papel de Amoreira, estão agora depositados de novo em Lisboa. O seu restauro foi inteiramente financiado pela Associação de Amizade Luso-Japonesa.


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia