paroquias.org
 

Notícias






12 milhões de documentos na nova sede do arquivo histórico
2002-01-12 14:01:28

São quase 12 milhões de documentos de todos os territórios de missão, com excepção da América Central e América Latina, reunidos desde 1622 a 1922, em mais de 3.200 volumes, dividos em 8 secções diferentes, que enriquecem o Arquivo Histórico da Congregação para a Evangelização dos Povos, que foi transladado na nova sede no Gianícolo (um bairro de Roma, perto do Vaticano).


A característica é dada pelo sistema informático aplicado aos antigos documentos conservados em estantes de 3.200 metros quadrados. É possível consultar todo o material através de 22 computadores, na sala de leitura para pesquisadores.

Onze em seu género - informa um comunicado da Congregação para a Evangelização dos Povos - são os documentos que podem ser vistos, alguns dos quais nunca até agora apresentados fora do Arquivo. É só uma mínima parte do material conservado que interessa não só das missões católicas, mas também a história civil e cultural dos países de onde vieram estes documentos. Trata-se de uma "memória viva da missão".

Sinal da riqueza e da universalidade deste testemunho é a variedade das línguas (árabe, tibetano, armênio, georgiano, chinês, grego, etc.) e dos materiais utilizados (carta, pergaminho, carta transparente, seda vermelha, folhas de palmeira).


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia