"Edificação de comunidades evangelizadas e evangelizadoras"
2000-10-14 20:31:10

No próximo dia 23 de Outubro, iniciar-se-á o ano lectivo 2000/2001 da Escola de Leigos do Patriarcado de Lisboa, sob o tema "Edificação de comunidades evangelizadas e evangelizadoras".

Raúl Nunes, membro da direcção da Escola de Leigos, adiantou à Agência ECCLESIA, que o Curso de Iniciação Bíblico-Teológica actualmente se encontra "dividido em três módulos, que são independentes uns dos outros, o que significa que a pessoa poderá frequentar apenas um deles". Estes módulos encontram-se ainda divididos em duas áreas, uma no âmbito da Teologia e a outra no da Bíblia. Assim, no módulo I, que este ano funcionará na Basílica da Estrela, serão leccionadas as matérias "Revelação e Tradição, Fé e Teologia e Cristologia", no âmbito da Teologia, e, "Pentateuco e Sinópticos", na área da Bíblia. O módulo II, funcionará na Igreja de S. João de Deus, em Lisboa, na Igreja de Caldas da Rainha e no Centro Social e Paroquial de Oeiras,. Aí, na área da Teologia abordar-se-á "Mistério de Deus e Antropologia Teológica", e na área da Bíblia, "Profetas e S. João". "Igreja, Ministérios, Sacramentos, Vida Cristã e Teologia Moral" serão os temas tratados no módulo III, que decorrerá na Igreja de Alcântara, na Capela do Centro Comercial Colombo (em Lisboa), e no Centro Paroquial de Linda-a-Velha.
A par com esta formação, a Escola organizou também alguns cursos específicos que, segundo Raúl Nunes, "são um complemento à Iniciação Biblico-Teológica". Estes cursos serão leccionados em diversos pontos do Patriarcado: Algueirão, Malveira, Vila Franca de Xira, Estoril, Igrejas de S. João de Deus, Arroios e Colombo. "Construção da comunidade - carismas e serviços eclesiais", "Sabedoria e Salmos", "Patrística", "A vida cristã - Teologia Moral", "Problemas Sociais e Evangelização", "História da Igreja em Portugal", serão alguns dos temas destes cursos específicos. Para mais informações poderá contactar a Escola de Leigos: 21/8810525.