paroquias.org
 

Notícias






Economia da UCP no ranking das 200 melhores do mundo
2002-01-08 23:11:54

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) é a única instituição portuguesa de ensino superior presente no ranking mundial de escolas de Economia, encomendado e divulgado pela Associação Europeia de Economistas.

A análise começou por fazer um primeiro ranking das revistas de economia a nível mundial, olhando depois para o número de artigos publicados por professores universitários, de cada instituição, nessas mesmas revistas.
A nível mundial, a UCP ocupa o 170º lugar, entre 200 universidades de Economia. A nível europeu, entre 120, a UCP é a 63ª, existindo ainda uma outra presença portuguesa nesta lista, com o 93º lugar da Universidade Nova de Lisboa.
No estudo mundial, encontram-se 18 universidades norte-americanas nas 20 melhor colocadas, sendo que aquelas ocupam 44% do total das melhores 200.
Para o Reitor da UCP, a classificação alcançada “vem reconhecer o esforço feito nos últimos anos para reforçar a dimensão científica na Universidade”. Em declarações à Agência ECCLESIA, Manuel Braga da Cruz sublinhou “a satisfação pelo resultado obtido”, que “nos diz, de novo, que somos os melhores”. O Reitor da UCP realçou ainda que “se o estudo tivesse em atenção o número de artigos publicados per capita”, ou seja, atendendo ao número de professores de cada Universidade, “a UCP teria alcançado uma classificação ainda melhor”.
Perante estes novos dados e pensando no relatório publicado há mais de um ano pela Fundação da Ciência e Tecnologia, que qualificou a Unidade de Investigação da UCP com o título de “Excelente”, Manuel Braga da Cruz não quis deixar de frisar “a estranheza pela recusa do Ministério da Ciência e Tecnologia em conceder à UCP o financiamento programático, – para investigação – previsto para quem atinja aquela classificação”. Em causa estão dezenas de milhares de contos que outras instituições, que alcançaram igual nota, já receberam e que foram negados à UCP. “Os factos falam por si”, afirmou; “continuamos a ser discriminados apesar de sermos os melhores”.


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia