paroquias.org
 

Notícias






Vaticano crê em vida extraterrestre
2002-01-08 12:07:30

O director do Observatório Astronómico do Vaticano, o jesuíta George Coyne, está convencido da existência de vida extraterrestre e diz que "é uma loucura" pensar que o Homem possa estar sozinho no Universo.

O padre Coyne e a equipa de cientistas que dirige chegaram a esta conclusão após estudar durante anos o firmamento a partir do Centro de Investigação Astrofísica, nos arredores de Roma.
"O Universo é tão grande que seria uma loucura pensar que nós somos uma excepção", afirmou Coyne numa entrevista ao diário milanês "Corriere della Sera", ao mesmo tempo que sublinha que cada dia há mais dados que fazem pensar na possibilidade de formas de vida
diferentes das existentes na Terra.
"Quanto mais estudamos os astros, mais nos tornamos conscientes da nossa ignorância", acrescentou.

Ciência estimula fé
O padre jesuíta, responsável desde 1978 por um observatório com mais de um século de História e que depende directamente da Santa Sé, afirma que "a Ciência não destrói a fé, estimula-a".
Apesar de admitir que hoje não existem provas científicas que comprovem a existência de vida fora da Terra, Coyne está consciente de que esta possibilidade abre entre os fiéis uma série de interrogações mas sublinha que não deve ser considerada como um facto dramático.

Bíblia e Ciência
Nesse sentido, o astrónomo assinalou que alguns sectores da Igreja consideram negativo debater ou estudar questões que possam fazer "tremer um pouco" a doutrina Católica.
No entanto, o padre insiste em que não há necessariamente uma incompatibilidade entre as versões sobre a origem do Cosmos que surgem na Bíblia e as mais actuais defendidas pela Ciência, como a do "Big Bang".
Segundo Coyne, nem as Sagradas Escrituras nem a Teologia aprofundam a forma como Deus criou o Universo e cabe aos cientistas e à sua "curiosidade insaciável" responder às muitas incógnitas que ainda não foram resolvidas, entre elas a possibilidade de formas de
vida extraterrestre.

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia