Taizé em Lisboa
2000-10-14 20:28:52

Taizé fica situada numa colina, perto da histórica cidade de Cluny em França. Lá vivem os Irmãos de Taizé, “homens ecuménicos” que a exemplo do fundador, o Irmão Roger, vivem num espírito de oração, recolhimento e trabalho, partilhando as experiências e a fé seja ela de cariz protestante, evangélico ou católico.

Ao longo de todo o ano recebem jovens e adultos para juntamente com a comunidade viverem esta forma de estar, de trabalhar e de rezar. Quem por lá passou diz ser uma experiência inesquecível que dá força para retomar a vida de todos os dias “com outros olhos”. O Santo Padre, chamou-lhe a “primavera”.
São muitos aqueles que acorrem à comunidade de Taizé: se no Natal o grupo é pequenino, na Páscoa chegam a ser 7 mil pessoas.
Um verdadeiro dia de Taizé foi o que se viveu no passado dia 5 de Outubro na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa. Acompanhados por 2 dos 3 irmãos portugueses que vivem na Comunidade, jovens, vindos de muitas dioceses do País, puderam viver um dia de reflexão, partilha, “Workshops” e oração.
Se a manhã foi ocupada com uma introdução bíblica acerca da “Igreja como ícone da Trindade” e a consequente reflexão em grupos de partilha, a parte da tarde contou com a participação do Prof. José Matoso com um “olhar Timor”, a Eng. Maria de Lurdes Pintassilgo num debate sobre “Olhar o Futuro” e Frei Bento Domingos, sobre a “Presença do Cristianismo na cultura actual”.
Esta iniciativa promovida pela Comunidade de Taizé em colaboração com o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e que contou com a colaboração do Grupo de Jovens daquela Paróquia, serviu também para preparar o Encontro Europeu de Jovens, que ocorre entre 28 de Setembro e 1 de Janeiro de 2001, na Cidade de Barcelona. Uma vez por ano, na altura do ano novo, os irmãos de Taizé mudam-se para uma cidade europeia onde realizam um encontro de jovens. A vizinha Espanha acolhe o encontro deste ano.
Ponto alto desta jornada aconteceu quando já era noite. Uma Vigília de Oração encheu a Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Os palavras deram lugar aos cânticos, as conversas e o debate de ideias ao silêncio, numa cerebração a lembrar as que se realizam três vezes ao dia na Comunidade de Taizé.