Faleceu D. Ernesto Gonçalves Costa
2002-01-08 00:42:32

A diocese do Algarve perdeu esta Segunda-feira o seu bispo emérito. D. Ernesto Gonçalves da Costa, faleceu em Lisboa. Para o actual Bispo do Algarve, D. Ernesto foi “alguém bom que passou pela diocese e que deixou esse sinal evangélico no coração dos fiéis”.

. Ernesto Costa nasceu em Barcelos em 1921. A sua ordenação Presbiteral ocorreu em Lisboa, no ano de 1946. Mais tarde, em 1962, na cidade de Lourenço Marques, recebeu a ordenação episcopal, tendo sido nomeado Bispo de Inhambane e da Beira. Em 1977 regressa a Portugal e é nomeado bispo do Algarve, cargo que resignou em 1988.
D. Manuel Madureira Dias, recordou à Agência ECCLESIA que D. Ernesto teve um passagem por terras algarvias, que “marcou um tempo difícil. Foi das épocas em que a diocese teve menos ordenações sacerdotais”. Quando chegou à diocese o Seminário estava descativado e ocupado por “retornados”. D. Ernesto “empenhou-se na recuperação do edifício, que estava em péssimo estado, e na sua reabertura”.
D. Ernesto faleceu na madrugada do dia 7 de Janeiro de 2002, na enfermaria dos Franciscanos da Luz (Lisboa). A missa de Corpo Presente de D. Ernesto Costa terá lugar no Seminário da Luz, Quarta-Feira dia 9 às 12h00m. A esta mesma hora a diocese de Inhambane, Moçambique, associa-se a todos os franciscanos portugueses numa missa exequial na catedral, a qual preside o bispo local, primeiro padre da diocese ordenado por D. Ernesto, D. Alberto Setele.
Na quinta-feira, dia 10, o corpo segue para a Igreja de S. Romão da Ucha, concelho de Barcelos, Arquidiocese de Braga, sendo o funeral às 15h00m, presidido pelo arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga.