IGREJA DA RAMADA SEM FIM À VISTA
2002-01-07 13:05:02

A igreja de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos da Ramada, em Odivelas, desenvolve uma vasta obra social que chega a dezenas de idosos e a centenas de crianças.

Sempre com o apoio de voluntários e contando com a generosidade dos seus fiéis, que têm contribuído para erguer as paredes do templo, vai para dez anos. Contudo, esses donativos não chegam para acabar as obras, orçadas em mais de dois milhões e meio de euros, motivo pelo qual se desconhece a data da sua conclusão. Os andaimes à mostra e as paredes ainda em tosco, com falta de reboco, deixam supor uma igreja vazia, sem fiéis. Nada mais errado. Passa-se a ombreira da porta e mal os olhos se habituam à penumbra depara-se com uma multidão de fiéis compenetrados no seguimento do culto, a missa dominical no Dia dos Reis, que ontem se celebrou. “Os paroquianos têm desempenhado um papel muito importante na edificação da nossa igreja, em termos físicos e espirituais, e às vezes parece que as adversidades unem as pessoas, pois as dificuldades que temos sentido não afasta as pessoas, muito pelo contrário”, sublinha ao Correio da Manhã o padre Daniel Henriques.

Missa em casa

A construção daquela igreja remonta há uns dez anos, quando a missa era celebrada em casa do paroquiano Daniel Juvandes, um dos impulsionadores da construção da nova igreja. Nessa altura a Ramada pertencia administrativamente ao concelho de Loures, que cedeu um terreno, com mais de três mil metros quadrados. A sua construção foi sendo feita ao ritmo das empreitadas, custeadas pelos donativos dos fiéis, além de um subsídio de 50 mil euros do Estado. O centro comunitário paroquial presta assistência domiciliária a mais de trinta idosos, tratando-lhes da alimentação, higiene pessoal e da habitação, enquanto mais de 600 crianças frequentam a catequese, ATL e jardim de infância. A freguesia da Ramada tem cerca de 20 mil habitantes.

Fonte CM