João Paulo II ordenou novo bispo português
2002-01-07 13:01:01

D. Amândio José Tomás, nomeado bispo auxiliar de Évora, foi ontem ordenado bispo pelo Papa, numa cerimónia no Vaticano inserida nas celebrações da Epifania.

E porque Epifania significa "Manifestação", a alocução de João Paulo II começou por dirigir-se às crianças, com um pedido de ajuda para as missões católicas que auxiliam os mais pequenos, sobretudo os "sofrem as consequências da pobreza, dor e guerra".

Apelo à unidade
Antes de ordenar dez novos bispos, o Papa aproveitou ainda o facto de ontem se celebrar o Natal de algumas igrejas ortodoxas para apelar à unidade dos cristãos.
D. Amândio Tomás era, até agora, reitor do Colégio Pontifício Português, em Roma, e é retratado pelos pares como um homem "generoso", "disponível", "humilde" e "oblativo".
Os restantes bispos ontem ordenados são cinco da Itália, dois da República do Congo, um das Filipinas e outro da República Democrática do Congo.
Entre eles estava o bispo Angelo Scola, até agora à frente do Instituto para o Casamento e para a Família do Vaticano, ordenado novo patriarca da cidade de Veneza, um dos mais prestigiados lugares da Igreja e que já produziu dois papas nos últimos 50 anos.
Com estas ordenações, o número de bispos nomeados pelo papa João Paulo II ultrapassa já os 300 desde o início do seu pontificado, em 1978.

Fonte JN