MENOS PEREGRINOS ASSISTIDOS EM FÁTIMA
2002-01-05 02:20:34

O número de peregrinos a pé assistidos no ano passado em Fátima diminuiu 19 por cento em relação a 2000, mas as dioceses a Norte de Coimbra continuaram a ser as que 'mandam' mais fiéis à Cova da Iria, refere um estudo divulgado ontem pelo Santuário.

Segundo o balanço do serviço de Acolhimento aos Peregrinos a Pé (APPE), do universo de 20 a 30 mil peregrinos que chegam a pé a Fátima para participar nas peregrinações aniversárias, 3.413 foram acolhidos pelos serviços do Santuário o ano passado, menos 796 do que em 2000, o ano em que o Papa João Paulo II esteve em Fátima pela terceira vez. A maioria das pessoas que foi em peregrinação à Cova da Iria é proveniente das dioceses a Norte do distrito de Coimbra, embora Viana do Castelo seja a região de onde partiram menos peregrinos (6), à semelhança de Santarém (7), que é o distrito a que pertence a cidade de Fátima.

Nas peregrinações a pé realizadas o ano passado grande parte dos fiéis partiu das dioceses do Porto (988), Coimbra (703), Aveiro (390) e Viseu (390). A diocese de Lisboa surge em quinto lugar (277), seguida de Braga (213), Guarda (126) e Lamego (124). As celebrações religiosas comemorativas das aparições na Cova da Iria em que a APPE teve mais trabalho foram as de Maio (1.649 assistências), Outubro (793) e Agosto (556), ao contrário da peregrinação de Julho, que contou com o menor número de apoios a pessoas (84) que cumpriram caminhadas. Ao recinto chegaram ainda cinco peregrinos a pé provenientes de França e um de Itália. De acordo com o estudo ontem divulgado, o APPE funcionou 22 dias em 2001, entre Maio e Outubro, dando apoio espiritual e às necessidades básicas dos peregrinos, em particular ao nível de alimentação, alojamento e cuidados de saúde. Durante o período de funcionamento, que coincidiu com a realização das maiores peregrinações anuais, os serviços do Santuário forneceram sopas e cafés a 7.836 pessoas, um apoio mais solicitado em Maio (3.896) e Outubro (1.562). No que respeita ao alojamento, em 2001 foram acolhidas no Santuário 1.738 fiéis, enquanto 665 foram encaminhados para tendas militares, 649 para casas religiosas e os restantes 361 para o Centro de Recuperação Infantil de Fátima. O resultado do trabalho desenvolvido pelo APPE refere ainda que o maior número de peregrinos a pé nos meses de Maio e Outubro veio da diocese do Porto, mas em Junho, Julho, Setembro e Outubro, a maioria dos fiéis era originária da diocese de Coimbra.

Fonte CM