paroquias.org
 

Notícias






Vaticano adopta euro e actualiza preços de entradas
2002-01-03 20:55:02

O Vaticano se adaptou hoje ao euro e aproveitou a ocasião para aumentar o preço da entrada aos museus e das "bençãos papais", que passaram de 5.000 liras a 3 euros (US$ 2,7), o que implica um aumento de 0,46 euro, quase meio dólar.


O menor Estado do mundo, de 44 hectares de superfície, arredondou os preços. A entrada aos museus, que agora custa 10 euros e a subida em elevador à cúpula, que vale 5 euros, aumentaram a partir de hoje, embora os responsáveis sustentem que o aumento se justifica, já que há muitos anos os preços não são alterados.

Como na Itália, também no Vaticano se registaram longas filas para entrar nos museus, em parte pela mudança de moeda, já que a todos os visitantes eram dados trocos em euros, o que criava atraso.

Após os acordos de Letrão, firmados em 1929, a Itália cunha dezenas de moedas em liras vaticanas, as quais circulam livremente na península. No total, o Vaticano vai cunhar 671 mil euros.

O Vaticano, como a República de San Marino, outro pequeno Estado da península italiana, acertou com as autoridades da União Europeia o direito de cunhar seus próprios euros, que terão a efígie do Papa João Paulo II. Todos os euros poderão circular no Vaticano, embora ele não faça parte da UE.

O euro, a nova moeda da União Europeia, estreou hoje nos sectores de comércio e serviços europeus com a maior alta desde os atentados terroristas de 11 de Setembro.


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia