paroquias.org
 

Notícias






Coro ortodoxo no Vaticano
2002-01-03 12:02:12

A presença de um coral ortodoxo no Vaticano, enviado pelo patriarca Alexis II, relançou a esperança de uma melhoria nas relações com os católicos e deu mais força ao projecto de viagem do Papa à Rússia.


Segundo uma hipótese avançada nestes últimos dias, nos meios diplomáticos de Moscovo, João Paulo II poderá visitar Sampetersburgo em 2003, por ocasião do 300.º aniversário da "capital do Norte" russo, de onde é natural Vladimir Putin.

Tal visita inserir-se-ia numa reaproximação com o Ocidente, acentuada por Vladimir Putin após os atentados de 11 de Setembro, e tornaria mais espectaculares as festividades daquele importante aniversário, evitando um confronto directo com o patriarca de Moscovo, capital do ortodoxismo russo, sustentou um diplomata que pediu o anonimato.

Por seu lado, o Papa não faz qualquer mistério do seu "imenso desejo" de visitar a grande Rússia, onde os católicos apenas representam um pequeno grupo de cerca de meio milhão de crentes, contra os 145 milhões de uma maioria ortodoxa.

Referindo-se ao envio de um coro feminino ortodoxo ao Vaticano, os media russos sublinharam que teve a "benção do patriarca Alexis II" e, dando conta da mensagem de Ano Novo de João Paulo II, citaram, como prioridade, a sua condenação do terrorismo, uma ideia partilhada no discurso oficial do Kremlin.

O Coro do Patriarcado de Sampetersburgo não só cantou na Basílica de São Pedro como também na capela privada do Papa, a quem ofereceu ainda a ocasião de louvar "a grande espiritualidade da cultura russa", segundo refere a agência Itar-Tass.

"O Papa estende de novo a mão à Rússia", comentou ontem a rádio independente Eco de Moscovo.

Para o presidente da conferência episcopal da Rússia, monsenhor Tadeusz Kondrusiewicz, que não perde uma ocasião para convidar o Papa, estão reunidas as condições formais para uma próxima e aguardada visita de João Paulo II à Rússia.

Fonte DN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia