Patriarca Apela à Reflexão em Ano de Decisões
2002-01-02 17:57:32

D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa, apelou ontem à reflexão no início de um ano em que os portugueses terão de tomar decisões.

Na homilia para celebrar o Dia da Paz, realizada na Igreja Paroquial de Paço D'Arcos, D. José referiu que "o momento que o país atravessa, na iminência de os cidadãos serem chamados a pronunciarem-se através do voto em eleições legislativas, não apenas sobre quem querem que os governe, mas também sobre o modelo de sociedade que desejam, uma reflexão de todos, o mais profunda possível, é necessária".

Para o religioso, a ordem é a harmonia da sociedade e quando ela assenta na justiça, no respeito pela dignidade de cada pessoa e não apenas na afirmação, mas na promoção da liberdade, a ordem oferece aos cidadãos tranquilidade. Para D. José Policarpo, a democracia - além de um sistema de governo - estipula e promove os direitos e deveres dos cidadãos e a sua forma de participar no bem comum e determina a natureza e a complementaridade dos poderes, "mas ela só será garantia dessa ordem geradora de tranquilidade e de paz se promover um debate contínuo sobre o modelo de sociedade que desejamos construir".

A definição de uma "ordem" - disse o Cardeal -, antes de ser um problema político, é um projecto cultural e espiritual, frisando o hierarca católico que essa ordem em Portugal é democrática. Para o Patriarca de Lisboa, "a actividade política sem dinamismo e debates culturais é uma ameaça para a democracia, para a tal ordem que é o fundamento da paz".

Para D. José Policarpo, seria importante que "o período de debate político que se aproxima fosse também um debate cultural, de modo a que os cidadãos - ao pronunciarem-se - não o fizessem apenas sobre pessoas ou agrupamentos políticos, mas, de forma substantiva, sobre projectos de sociedade".

Neste debate cultural, não podemos deixar de ter em conta a doutrina da Igreja sobre a sociedade, a qual, "não se identificando com nenhum projecto político-partidário, enuncia princípios e valores decisivos para a edificação de uma sociedade harmónica, baseada na solidariedade, na justiça e na paz". "Antes do mais - refere D. José Policarpo - o respeito e o cultivo do carácter sagrado da vida humana, desde a sua concepção até à sua morte natural".

Para promover a responsabilidade social dos cidadãos é importante que os diversos projectos de sociedade valorizem o papel da chamada sociedade civil.

Fonte Público