paroquias.org
 

Notícias






Do CAES para os estudantes de Leiria
2001-12-30 13:03:21

O CAES é... é um espaço, de inspiração cristã, aberto a todos os estudantes do Ensino Superior, Universitário e Particular e Cooperativo de Leiria.

Assume como principal tarefa, acompanhar os jovens estudantes, dando-lhes o apoio possível, sobretudo ao nível da formação integral da sua personalidade: incentivando para projectos por centros de interesse, que podem ser da iniciativa e responsabilidade do CAES ou propostos pelos estudantes e outros; promovendo valores e atitudes de inspiração humana e cristã, através do debate sobre as questões que vão passando pelo meio académico e do compromisso com as grandes e pequenas causas da vida. O CAES procura oferecer um espaço onde possa haver convívio, estudo e reflexão; onde se dê o apoio logístico possível às mais diversas iniciativas de estudantes; onde seja possível um acolhimento e atendimento personalizados. Tem a sua sede na rua João da Nova, 2, 2400-164 Leiria (saindo da Sé em direcção ao Terreiro, via Rua Direita, cortar na segunda rua à direita e entrar na primeira porta à direita).
A pronúncia das iniciais (C.A.E.S), faz-nos lembrar um qualquer porto de onde se parte e a onde se chega. Este imaginário tem inspirado e queremos que continue a inspirar, todos os nossos projectos.

O GAFE: Grupo de aprofundamento da Fé

Uma das propostas que o CAES quer fazer aos estudantes do ensino superior de Leiria é o GAFE: Grupo de Aprofundamento da Fé).
É um espaço onde se procura ir ao encontro das dúvidas de fé, tentando uma clarificação, a fim de enfrentarmos as hesitações de cada dia com uma outra atitude (a de quem está informado e sabe um pouco mais além da cultura geral).
Serve como preparação para o crisma... de todos aqueles que, pelas mais variadas razões, chegaram a adultos sem ter dado esse passo na sua caminhada de fé!

O GASEL: Grupo de Acção Social das Escolas de Leiria

Outra proposta é o GASEL, Grupo de Acção Social das Escolas de Leiria).
Teve início durante o ano lectivo de 1998, oferecendo a possibilidade de trabalho, em regime de voluntariado, em instituições de apoio a crianças e adolescentes carenciados, no Centro de Acolhimento de Leiria e em lares de idosos.
Neste momento estão estudantes envolvidos a servir refeições aos utentes do CAL, a dar explicações a estudantes carenciados no Lar de Santa Isabel, em Leiria, e a dar apoio a um lar de idosos.
Mas... precisamos ainda de explicadores: Francês, História, Geografia: Físico-Química, Inglês, Ciências da Natureza, Biologia, Matemática e Português.
A ideia é que cada “explicador” (conforme a sua disponibilidade) se encontre uma vez por semana, durante mais ou menos uma hora com um “explicando” e o acompanhe na resolução das suas dificuldades bem como o motive a ambicionar por ser, um dia, estudante do ensino superior.
A ideia é preencher um certo espaço para a solidariedade que ainda vamos encontrando em nós!

Quem estiver interessado nestes projectos pode contactar o Pe. Abílio via net (padreabilio@net.sapo.pt), via CAES (dirigindo-se directamente à casa/sede: vindos da sé e entrando na rua direita, direcção ao terreiro, cortar no segundo corte/rua à direita e entrar (bater/tocar à campainha) na primeira porta à direita: Rua João da Nova, nº2)

Pe. Abílio



voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia