Comunidade de Taizé Reúne 70 Mil Jovens Europeus
2001-12-27 09:21:28

Cerca de 70 mil jovens, de todos os países da Europa (incluindo algumas dezenas de portugueses) e também de outros continentes, participam de 28 de Dezembro a 1 de Janeiro, no 24.º encontro europeu de jovens animado pela Comunidade de Taizé (França), que este ano decorre em Budapeste, capital da Hungria

De acordo com a dinâmica habitual destas iniciativas, os jovens serão acolhidos em 200 paróquias e também em escolas e instalações municipais.

O Parque de Exposições da cidade, o Hungexpo, será o local onde os participantes se reunirão para rezar em conjunto, duas vezes por dia, às 13h30 e às 19h00. À tarde, no mesmo lugar, decorrem encontros e debates temáticos por grupos linguísticos, animados por monges da comunidade ou por pessoas destacadas do âmbito religioso e político internacional. No ano passado, em Barcelona, a antiga primeira-ministra portuguesa, Maria de Lourdes Pintasilgo, foi uma das pessoas que participaram num dos debates em Barcelona, onde decorreu o encontro. O irmão Roger, fundador e prior da comunidade - que reúne monges católicos e protestantes -, dirige-se aos jovens na oração da tarde.

Na "Carta 2002", com o título "Ama e Di-lo com a Tua Vida", o irmão Roger escreveu: "Não seremos chamados a transmitir à nossa volta, com as nossas vidas, um mistério de esperança?. Hoje, mais do que nunca, cresce um apelo a abrir os nossos caminhos de confiança nas noites da humanidade". O Papa João Paulo II enviou também uma mensagem para os participantes, onde refere que "a presença de jovens do mundo inteiro, reunidos em oração e concórdia, testemunha a profunda aspiração à paz e à fraternidade que habita o coração humano".

Será possível acompanhar os "workshops" temáticos e as intervenções do irmão Roger, bem como ter acesso à "Carta 2002", através do endereço de Taizé na Internet: http://www.taize.fr .

Fonte Público