Papa canoniza fundador da Opus Dei
2001-12-22 11:12:31

O papa João Paulo II promulgou, ontem, os decretos que levarão à canonização do beato espanhol José Maria Escrivã de Balaguer, fundador da Opus Dei, bem como do capuchinho italiano padre Pio da Pietralcina e do índio mexicano Juan Diego.

Os decretos reconhecem como autênticos três milagres atribuídos à intervenção, após a sua morte, dos três candidatos à santidade, e constituem a última etapa do processo que a Igreja Católica exige para as canonizações.
As datas das canonizações serão decididas posteriormente pelo sumo pontífice da Igreja Católica, que poderá também proclamar os três homens santos numa única cerimónia.

O milagre atribuído ao padre Pio de Pietrelcina (1887-1968) tem a ver com a cura de um menino de sete anos, Matteo Pio Colella, filho de um médico que trabalhava no hospital fundado pelo mesmo padre capuchinho, a Casa de Alívio. A criança sofria de meningite fulminante.
Quando já se encontrava em coma e todas as esperanças haviam sido perdidas, a criança recebeu a visita de alguns frades capuchinhos do convento onde viveu o padre Pio. As condições físicas do menino melhoraram rapidamente e, quando acordou do coma, revelou ter
visto um ansião com barba branca e uma veste larga acastanhada, que lhe disse: "Não te preocupes, vais ficar curado rapidamente".
A cura milagrosa de uma grave enfermidade profissional de que padecia um médico espanhol, atribuída a intercepção do beato Josemaria Escrivã, foi considerada decisiva na sua canonização. O padre Escrivã de Balaguer, originário de Barbastro, Norte de Espanha, onde nasceu em 1902, fundou a Opus Dei, em 1928. Morto em Roma em 1975, foi beatificado em 1992.
A Opus Dei é constituída sobretudo por laicos, e este verdadeiro corpo de elite de fiéis conta com cerca de 80 mil membros espalhados pelo mundo, incluindo o porta-voz do papa, Joaquin Navarro-Valls.
Por seu turno, o índio mexicano Juan Diego foi testemunha das aparições da Virgem de Guadalupe, que ocorreram entre 9 e 12 de Dezembro de 1531.

Fonte JN