BISPOS DA REGIÃO CENTRO DEFENDEM MISSAS MAIS VIVAS
2001-12-19 14:11:39

Os bispos da região Centro aprovaram um conjunto de medidas para tornar as missas mais apelativas e combater a diminuição do número de fiéis presentes nos cultos, revelada pelo Recenseamento da Prática Dominical realizado em Março deste ano.

Os responsáveis pelas dioceses de Lamego, Guarda, Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria e Portalegre-Castelo Branco reuniram-se anteontem e chegaram à conclusão que é necessário celebrar missas "mais preparadas e vividas" para recuperar os fiéis perdidos nos últimos 10 anos. O Bispo de Viseu, presente no encontro realizado no paço episcopal da Guarda, disse ao Correio da Manhã que "a forma de comunicar deve mudar", pois as características dos fiéis são hoje diferentes e os seus interesses também. Sem colocar em causa os elementos da fé católica, D. António Marcelino sustenta que as missas devem ser "melhoradas sobretudo no sentido da adaptação às pessoas", para que voltem a constituir um espaço onde as pessoas encontram soluções para os problemas de todos os dias. Os bispos da região Centro decidiram reeditar o guia pastoral lançado há dois anos e pretendem valorizar a eucaristia, apostar nas celebrações dominicais sem a presença de sacerdotes e promover a continuidade da vida comunitária pós-crisma. Um dos caminhos a seguir é a criação nas paróquias de equipas de animadores da eucaristia, para a tornar mais viva, afirmou o Bispo da Guarda à agência Ecclesia. Por outro lado, os bispos defendem a "aposta em serviços e escolas inter-arciprestais, ou similares, que façam uma formação de um ou dois anos", declarou D. António dos Santos. Sobre a celebração dominical sem a presença de sacerdotes, o bispo de Viseu, D. António Marcelino, salienta que o importante é "a santificação do domingo". Os bispos tencionam incentivar os leigos a celebrar o culto religioso e difundir a palavra de Deus, o que é um meio de os envolver na vida litúrgica e na acção socio-caritativa, mas também uma forma de contornar a falta de padres nas paróquias. Os resultados do Recenseamento da Prática Dominical realizado em 11 e 12 de Março deste ano apontam para uma diminuição de quase 200 mil católicos praticantes em relação ao inquérito anterior, datado de 1991. Há 10 anos, 26 por cento dos portugueses (2,2 milhões) tinham por hábito ir à missa ao domingo, contra 29 por cento (2,4 milhões) em 1977, quando a Igreja Católica promoveu o primeiro inquérito do género. Em resumo: há menos meio milhão de fiéis nas 20 dioceses do País desde o 25 de Abril.

Fonte CM