paroquias.org
 

Notícias






Bispos Dizem Que Se Agrava Situação no 1º Ciclo
2001-12-19 14:10:48

A Comissão Episcopal da Educação Cristã (CEEC) considera, em comunicado, que está a agravar-se "a situação da Educação Moral e Religiosa Católica no primeiro ciclo do ensino básico, apesar da nota publicada pelos bispos portugueses", na última assembleia plenária de Novembro.

Nessa ocasião, o colectivo da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) pediu ao Governo a revisão do decreto-lei 6/2001, de 18 de Janeiro, que está na origem do que os bispos caracterizam como uma situação ambígua.

O ministro da Educação, em declarações públicas após a divulgação da nota da CEP, deu razão à argumentação dos bispos e dispôs-se a verificar a situação. Agora, a CEEC diz que em algumas escolas se retomou a leccionação da disciplina, "dentro das 25 horas curriculares e de acordo com o conjunto da legislação em vigor". Noutras, no entanto - afirma o comunicado da comissão dos bispos para a educação - "as estruturas locais do Ministério da Educação continuam a impedir a leccionação desta disciplina nessa carga horária semanal, ordenando até, nalguns casos, a sua suspensão, contrariando assim a vontade expressa dos pais e encarregados de educação".A CEEC diz esperar que o ministério "regule rapidamente".

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia