paroquias.org
 

Notícias






MENSAGEM DE NATAL
2001-12-17 21:26:00

Pe. Cândido Azevedo de Sá - Arcipreste de Esposende

Mais um Natal está a chegar. Mais um ano se aproxima do fim. Foi um ano marcado por muitos acontecimentos.
A nível internacional, ficou, sobretudo, assinalado o dia 11 de Setembro, com os atentados ao World Trade Center, em Nova Iorque. O mundo ficou horrorizado e percebeu até onde pode levar o fanatismo. Mas também percebeu que não se pode desprezar e abandonar os mais fracos e mais pobres.
A nível nacional, impressionou a força da natureza, da água, que deitou pontes abaixo, destruiu casas e roubou vidas. É tempo de pensar a sério em limpar o planeta da poluição que causa alterações de clima. É tempo de pensar a sério em respeitar os cursos s linhas de água que os antigos conheciam e mantinham limpos. É tempo de evitar a ambiçao do lucro que leva a construir não importa onde.
A nível local, sobretudo nesta parte final, as eleições para as autarquias marcaram o ano. Muitos grupos concorreram e se guerrearam entre si. É bom que depois da tempestade venha a bonança. É bom que depois do dia 16 de Dezembro, as pessoas percebam que não podemos pensar todos da mesma maneira e que, apesar de discordarmos uns dos outros nos respeitamos e colaboramos uns com os outros. As listas eram extensas, mas apareceu gente para tudo. E para as associações? E para os grupos desportivos? E para os Centros Sociais? É preciso andar a mendigar a a bater de porta em porta. Que o Ano Internacional do Voluntariado, que agora termina, possa continuar na presença e trabalho nas associações.
Para as crianças, um futuro de amor e carinho!
Para os jovens, coragem para encontrar um lugar na sociedade.
Para os casais, a teimosia em manter a família, alicerce da sociedade.
Para os doentes e velhinhos, coragem e muita esperança na dor e na solidão.
A todos um Santo Natal e um Ano Novo cheio de Esperança e confiança no futuro!



voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia