Bispo baptiza reclusos
2001-12-11 21:41:31

O bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva, baptizou três reclusos e crismou dez, durante a sua visita às duas cadeias de Leiria, onde estão 483 reclusos de ambos os sexos.

As "visitas pastorais" de D. Serafim Ferreira e Silva, que se fez acompanhar do antigo e do actual capelão, prolongaram-se por um dia inteiro e incluíram uma troca de ideias com os trabalhadores e os presos, constituindo momentos de grande emoção para os reclusos. O bispo percorreu demoradamente as instalações das duas cadeias e depois presidiu à celebração da missa, durante a qual foram ministrados os sacramentos do Baptismo e do Crisma. No Estabelecimento Prisional Regional de Leiria D. Serafim Ferreira e Silva baptizou e crismou um recluso de 66 anos, de apelido Afonso, administrando ainda o crisma a três jovens reclusos, com idades entre os 23 e os 30 anos. Na sua homilia, o bispo da diocese disse que "o baptismo purifica, é um reforço e incorpora na Igreja", enquanto "a crisma confirma o baptismo e responsabiliza para uma vida de mais luta e doação". O prelado disse, ainda, que "a fé não se compra no supermercado", pois "nasce no interior de cada um" e "ninguém é obrigado a crer ou a pensar". No final do lanche que se seguiu à missa, um dos reclusos confessou ter vivido "um dos dias mais felizes" da sua vida. No Estabelecimento Prisional de Leiria, conhecido por prisão-escola, D. Serafim Ferreira e Silva baptizou e crismou dois jovens de 18 e 20 anos, um dos quais de nacionalidade venezuelana. Durante a mesma missa, foi ainda administrado o Crisma a quatro jovens. Nesta homilia, o bispo da diocese salientou a necessidade de se dar protecção aos que mais sofrem e aos perseguidos, devido às guerras e às injustiças. "Ninguém é inútil nem está a mais" e "a sociedade deve abolir o erro, mas respeitar a pessoa", por isso "amemo-nos uns aos outros, respeitemo-nos e suportemo-nos, mas não nos tramemos". Após a missa, seguiu-se um lanche, durante o qual os reclusos expressaram as suas opiniões e sentimentos, tendo um dos baptizados afirmado que se sentiu "lavado" e "mais rico", tendo "realizado um sonho" ao receber o baptismo. Os jovens que receberam o crisma também falaram com emoção daquele momento, comparando-o a "um casamento com Deus". "Senti muita paz e o coração mais leve. Parece que uma mão me apoiava para não cair", disse um dos crismados, para a seguir acrescentar: "Eu era uma flor de estufa, sem cheiro. Hoje sinto-me uma flor com perfume. Gostaria de ter aqui a minha família a ouvir-me, para se dar conta de todo o bem que há em mim".

Fonte CM