Comissão Episcopal reflecte presença da Igreja na televisão
2001-12-11 21:29:52

A presença da Igreja na Televisão, foi a problemática que dominou a reunião da Comissão Episcopal das Comunicações Sociais, que decorreu dia 10 de Dezembro, em Fátima.

Analisando as conclusões do Encontro Ibérico de Jornalistas de Programas Religiosos de Televisão, que decorreu em Fátima entre 15 e 16 de Novembro, os membros da Comissão Episcopal, reconheceram “que a Igreja está a fazer um bom trabalho, no entanto, é insuficiente”.
Em declarações à Agência ECCLESIA, o Secretário da Comissão, referiu-se ao programa diário “A Fé dos Homens”, na RTP 2, onde a Igreja Católica tem uma presença, com o Programa “ECCLESIA”. Segundo o Pe. João Lavrador, “os cortes no orçamento (por parte da RTP), a este programa, podem vir a ameaçar a sua qualidade”. Existe uma “falta de coerência em relação aquilo que é a legislação no apoio a este tipo de programação: não se pode ter uma lei e não lhe dar a devida aplicação”, denunciou.
Outro dos assuntos tratados na reunião foi a possibilidade de “ajudar os jornalistas da informação religiosa ou não, na sua missão”, a partir de uma qualquer formação que a Comissão Episcopal das Comunicações Sociais possa proporcionar. Segundo o Pe. João Lavrador, de concreto ainda nada está decidido, devendo proceder-se a uma consulta dos jornalistas sobre as necessidades mais prementes de formação.