paroquias.org
 

Notícias






O Voluntariado é um rasgo de esperança para o mundo
2001-12-10 21:43:26

Mensagem de João Paulo II a propósito do encerramento do Ano Internacional do Voluntariado


Um rasgo de esperança, para crianças, idosos e doentes, gente em dificuldade, refugiados e perseguidos, rompe as trevas da solidão e encoraja a vencer a tentação da violência e do egoísmo. Palavras de João Paulo II na mensagem que o Papa redigiu a propósito do encerramento do Ano consagrado Internacionalmente ao Voluntariado.
É um exército de paz disperso em todos os pontos da terra como sinal de esperança para os nossos tempos.
O voluntariado, factor de humanização e as suas múltiplas formas de serviço, escreve o Papa, é sinal da solidariedade como experiência humana universal. O voluntário identifica-se com a figura evangélica do Bom Samaritano, o seu primeiro modelo é o próprio Jesus Cristo, a sua é uma lição de caridade evangélica que salva e liberta do pecado. A caridade, acrescenta o Pontífice, é a forma mais eloquente de evangelização. O voluntariado nas suas diferentes formas de actuação na sociedade, não deve colmatar apenas carências materiais, mas, especifica ainda João Paulo II, satisfazer as necessidades espirituais da pessoa que descobre assim o amor de Deus providente, Pai solícito para com cada um. O imperativo é fornecer uma resposta justa com opções corajosas e proféticas à sede de valores do Povo de Deus.
Seja nos pequenos projectos ou nas grandes obras, acrescenta o Papa, a caridade e o voluntariado, em conjunto, constituem uma escola de vida, um laboratório ético com uma pastoral específica para os jovens, para lhes dar elementos de uma cultura do serviço, aberta ao Dom gratuito de si. João Paulo II nesta sua mensagem a propósito do encerramento do Ano Internacional do Voluntariado, refere que o voluntariado adquire um papel cada vez mais importante no tecido social, integra esforços públicos e privados, iniciativas pessoais e instituições. O Papa conclui afirmando que o0s voluntários são, em todo o mundo, autênticos soldados da paz que se realizam a si próprios na entrega solidária ao próximo.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia