Santo Padre confia a Maria o futuro da humanidade
2000-10-09 22:41:49

Ontem 80 Cardeais e mais de 1400 Bispos celebraram com o Papa João Paulo II a Eucaristia por causa do Jubileu dos Bispos. Depois da Santa Missa, o Papa, junto aos Bispos e todos os presentes na Praça São Pedro, pôs nas mãos da Virgem Maria a Igreja e o mundo na alvorada do Terceiro Milênio. Esta consagração se realizou diante da imagem original da Virgem de Fátima, que foi levada a Roma para a ocasião.

O Santo Padre manifestou que a presença de tantos Bispos fazia ver a Praça São Pedro como "um grande cenáculo" e disse ainda que "a memória do Apóstolo Pedro, evocada por seu túmulo sob o altar da grande Basílica Vaticana, convida a remeter-se espiritualmente à primeira sé do Colégio apostólico". Também disse que "a venerada imagem da Virgem de Fátima, que temos a alegria de acolher no meio de nós, nos ajuda a reviver a experiência do primeiro Colégio apostólico, unido em oração no Cenáculo, com Maria a Mãe de Jesus".

Em outro momento, dirigindo-se aos Sucessores dos Apóstolos, indicou que "diante do relativismo e do subjetivismo que corrompem tantos setores da cultura contemporânea, os Bispos são chamados a defender e promover a unidade doutrinal dos seus fiéis". "Solícitos a toda situação em que a fé se veja deformada ou ignorada, os Bispos devem trabalhar com toas as suas forças em favor da evangelização, preparando para tal fim os sacerdotes, religiosos e leigos".

Ao final da Missa e antes do Angelus, se deu o ato no qual, diante da imagem da Virgem de Fátima, o Papa confiou à intercessão de Maria o destino da humanidade. "Hoje a Igreja, com a voz do Sucessor de Pedro, à qual se unem tantos Pastores provenientes de todas as partes do mundo, busca amparo sob tua materna proteção e implora confiante tua intercessão diante dos desafios ocultos do futuro".

Durante a oração dirigida à Virgem Maria, o Papa manifestou que "hoje, como nunca no passado, a humanidade está em uma encruzilhada" e exclamou: "uma vez mais, a salvação está só e inteiramente, oh Virgem Santa, em teu filho Jesus. Por isto, Mãe, como o apóstolo João, nós queremos acolher-te em nossa casa, para aprender de ti a ser como teu Filho".

"A ti, aurora da salvação - orou o Papa ao final do ato -, confiamos nosso caminho no novo Milênio, para que sob tua guia todos os homens descubram Cristo, luz do mundo e único Salvador, que reina com o Pai e o Espírito Santo pelos séculos dos séculos. Amém".

Fonte Zenit