Orar Cantando já está à venda
2001-12-07 22:43:04

“Orar Cantando” é o título do livro que junta quase a totalidade da obra musical litúrgica do Cónego Carlos Silva e que assinala, deste modo, os 50 anos da sua ordenação sacerdotal.

A obra, editada pelo Secretariado Nacional de Liturgia, foi apresentada dia 6 de Dezembro, no Auditório do Orfeão de Leiria.
“A ideia era já antiga mas o Cónego Carlos Silva sempre se mostrou renitente à publicação”, explicou, à Agência Ecclesia, o Pe. Armindo Janeiro, do Centro de Formação e Cultura da diocese de Leiria-Fátima. Finalmente, no ano passado, e perante a proximidade das bodas de ouro sacerdotais, o projecto teve o aval do autor.
São quase 500 peças de música coral, escritas ao longo de 50 anos de sacerdócio dedicados em grande parte à música litúrgica. Na apresentação desta publicação, foi elogiada “a simplicidade, a capacidade harmónica e a lógica de construção artística das suas obras”, referiu o Pe. Armindo Janeiro, lembrando ainda que “as suas – do Cónego Carlos Silva – paixões por Cristo, pela Virgem Maria, traduzem-se na sua música”.
As peças do Cónego Carlos Silva “são muito conhecidas em Fátima, onde cerca de 30% das músicas ouvidas no Santuário, são da sua autoria”, sublinhou o Pe. Armindo Janeiro. Para o Director do Centro de Formação e Cultura “esta obra musical é um serviço não só para a diocese mas para todos que cantam em Português e não só em Portugal”.
“Orar Cantando” está à venda nas livrarias, pelo preço de 2500 escudos. O Pe. Armindo Janeiro recordou que “uma hora após ter sido colocado o anúncio da venda do livro, na Internet, já existiam encomendas”.
A apresentação de “Orar Cantando” termina, dia 8 de Dezembro, na Sé de Leiria, com uma Celebração-Concerto, onde se vão ouvir músicas apenas da autoria do Cónego Carlos Silva. Esta iniciativa terá a participação do organista da Sé de Lisboa, Sibertin Blanc, e de vários coros paroquiais, sob a orientação do maestro do coro do Santuário de Fátima, Pe. Artur Oliveira.