paroquias.org
 

Notícias






Centro de Cultura Católico
2000-10-09 22:35:54

O Centro de Cultura Católico vai recomeçar as suas actividades no dia 18 de Outubro, com a leccionação do Curso Básico de Teologia.

O Centro de Cultura Católico vai recomeçar as suas actividades no dia 18 de Outubro, com a leccionação do Curso Básico de Teologia, que se destina a todos os que querem viver a sua fé, responsavelmente, no mundo de hoje e, de um modo especial a todos os que se preparam para ser animadores ou orientadores da catequese de adultos, e com a leccionação do Curso Básico de Ciências Religiosas, que se destina a fornecer o complemento de habilitações para a docência de Educação Moral e Religiosa Católica, nos termos previstos no Despacho Normativo n.º 6-A/90.

O Curso Básico de Teologia, ao longo de três anos, sistema rotativo, com possibilidade de inscrição por disciplinas, funciona às quartas, quintas e sextas-feiras, das 17.45 às 19.45 horas, com o seguinte programa neste ano lectivo:
- Às quartas-feiras: A identidade radical do Mistério da Igreja e a sua constituição fundamental, pelo Dr. Joaquim Monteiro, O.F.M. Cap.; S. Paulo no seu tempo e na comunidade apostólica, pelo Dr. José António Godinho de Lima
- Às quintas-feiras: A Reforma protestante, a Reforma Católica e a Contra-Reforma, pelo Dr. Raimundo de Castro Meireles; Psicologia Religiosa, pela Dr.ª Valquíria Costa
- Às sextas-feiras: Pedagogia da Fé, pela Irmã Alda Maria Rego; Moral Social e Política, pelo Dr. Jorge Teixeira da Cunha.
O Curso Básico de Ciências Religiosas, na sua componente de formação científica, é constituída pelas disciplinas do Curso Básico de Teologia e por Cursos Intensivos sobre temas selectos do Mistério de Deus, Teologia Bíblica e Antropologia Teológica. Neste ano lectivo é leccionado um curso sobre Antropologia Teológica, pela Dr.ª Maria do Rosário Soveral Rodrigues da Costa, aos sábados, de 15 em 15 dias, das 9.30 às 12.00 horas.

Em resposta ao apelo do Papa, somos todos convidados a promover uma cultura de solidariedade, no novo século que aí vem, e que tem a ver com o fenómeno da globalização a que estamos a assistir, e este é certamente um desafio a que não podemos ficar indiferentes porque tem a ver com os valores da dignidade da pessoa humana e da comunhão que decorrem naturalmente de uma autêntica vivência cristã. Esta temática será valorizada ao longo do Curso e poderá ser retomada, de acordo com as sugestões e/ou interpelações que vierem a ser feitas, em iniciativas de carácter pastoral e cultural.

Mais informações poderão ser dadas na Secretaria do C.C.C., à Rua de D. Manuel II, 286 - 4050-344 PORTO, ou pelo Tel. 226094639, às horas do expediente.


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia