Igreja de Lisboa em Oração com a Igreja universal
2001-12-06 21:11:48

O Cardeal Patriarca de Lisboa dirigiu uma Carta às Comunidades Cristãs a apelar à participação dos fiéis, no dia de oração pela concórdia e pela paz, proposto pelo Papa João Paulo II.

No próximo dia 14 de Dezembro, os Muçulmanos vivem o último dia do Ramadão, por essa razão e devido aos acontecimentos mundiais, o papa convidou os cristãos a “elevar a voz até Deus”.
O Patriarca de Lisboa, considera que “estando o próximo Natal a ser preparado num contexto preocupante de guerra e de novas ameaças à paz”, é importante que “as comunidades cristãs tomem iniciativas nesta linha”.
No dia 14 de Dezembro, pelas 19 horas, na Sé Patriarcal, D. José Policarpo preside a uma eucaristia: No entanto, este dia, para além da oração deve ser vivido em jejum e partilha; “ a oração quando acompanhada de jejum e da esmola, adquire uma força particular”. Fiel a este princípio, o resultado da partilha deste dia será encaminhado para a Cáritas Internacional.
Entretanto, para 24 de Janeiro, está a ser preparado “um encontro inter-religioso de oração, em sintonia e comunhão com o encontro de Assis”, que o Papa realizará com os dirigentes das principais religiões do mundo.
O Patriarca termina a Carta, referindo que estas acções se enquadram na vivência do Advento, uma vez que “ a oração, o jejum e a esmola, expressões seculares destes tempos de conversão, prepararão o nosso coração para o encontro com o Verbo de Deus feito Homem”.