Manual Pastoral para todos
2001-12-04 22:57:21

“Igreja, Droga e Toxicodependência” é o título do Manual de Pastoral, apresentado dia 4 de Dezembro, na Sala de Imprensa do Vaticano, pelo Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde.

Na apresentação do Manual, o Presidente daquele Conselho Pontifício frisou que “não se pretende uma resposta definitiva mas dar indicações que possam ajudar ao trabalho pastoral. Sabemos que existem muitos métodos – explicou Monsenhor Javier Lozano Barragán – e muitas experiências de pessoas, total e heroicamente, dedicadas a este trabalho pastoral”. Assegurava-se assim o respeito pela pluralidade de abordagens à problemática da droga e da toxicodependência.
Este Manual nasce, em projecto, no ano de 1997 quando João Paulo II encarregou o Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde de elaborar o documento. O Manual resulta, assim, segundo Monsenhor Barragán, de “uma série de estudos, reuniões, Congressos Internacionais, grupos especiais de trabalho para acolher do melhor modo o mandato recebido do Papa”.
As palavras do Santo Padre iniciam assim, este Manual de Pastoral sobre “Igreja, Droga e Toxicodependência”. Monsenhor Barragán recordou que o Papa “menciona 3 acções particulares para uma pastoral que afronte o problema da droga: prevenção, cura e repressão”. Relativamente ao último ponto, João Paulo II refere que “todos devemos lutar contra a produção, a elaboração e a distribuição da droga no mundo, sendo dever particular dos governos participar com coragem nesta luta contra os traficantes da morte”. Apesar de a repressão não ser abordada no Manual, Monsenhor Barragán garantiu que o Conselho Pontifício, de que é Presidente, “se une às palavras do Papa”.
Monsenhor Barragán lembrou que “sem procura não há oferta”. Assim, no campo da prevenção, o Manual aponta “a educação do significado dos valores que dão a vida digna de ser vivida, o sentido profundo da vida, do amor e do sexo” que “farão verdadeiramente com que a procura diminua e se consiga assim também uma diminuição da oferta”. O Presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde mencionou ainda a presença no Manual de uma reflexão sobre “a questão da liberdade e sobre a descoberta do sentido do prazer e da felicidade”. Referiu, neste campo, a importância “dos educadores na escola, em todos os níveis”, esperando que estes “possam dar uma informação e educação adequada sobre o problema da droga”.
O Manual apresenta ainda uma “atenção especial ao mundo sanitário e a todos os profissionais de saúde”, referiu Monsenhor Barragán, relembrando uma vez mais que, “apesar de não ser um tratado especializado, permitirá encontrar valores e orientações que facilitarão o desenvolvimento das suas missões preventivas e curativas”.
O quinto Capítulo do Manual é dedicado “ao atendimento pastoral e ao ministério do guia espiritual dos toxicodependentes e das suas famílias”.
O mundo político marca igualmente presença nas páginas deste Manual de Pastoral “Igreja, Droga e Toxicodependência”.