Consagração comunitária de mulheres grávidas
2001-12-02 21:34:01

Em ambiente preparatório do Natal, a Paróquia de Santiago - Sesimbra propõe-se levar a efeito, no quarto domingo do Advento (23 de Dezembro), uma celebração comunitária para mulheres grávidas em que será feita a bênção dos filhos a nascer.

Integrada numa proposta de pastoral familiar ao nível paroquial pretende-se responder ao desafio da vida assumida, procurando uma envolvência mais humana, fraterna e comunitária de quantas e quantos aceitam o dom dos filhos como graça de Deus e compromisso regenerador da vida social.
A iniciativa consta do programa pastoral da Paróquia e será desenvolvida -- tanto quanto possível e podendo mesmo abranger a mesmas pessoas! -- no «acto de entrega de crianças não-baptizadas», que terá lugar na festa da apresentação do Senhor a 2 de Fevereiro do próximo ano.
De referir ainda que a Paróquia de Santiago vem celebrando, desde há três anos, de forma comunitária as bodas de prata e de ouro matrimoniais, bem como dando graças pelos matrimónios realizados ao longo do ano, por ocasião da festa da Sagrada Família, que este ano ocorre a 30 de Dezembro.
Por outro lado, desde Junho passado várias famílias aderiram ao desafio de se consagrarem ao Sagrado Coração de Jesus, pela intronização da sua imagem no lar, num espírito do «Apostolado da Oração» na paróquia.
Cada segundo domingo do mês a celebração paroquial da eucaristia é, essencialmente, voltada e dinamizada para e pela família nos seus vários vectores, sectores e problemas.