paroquias.org
 

Notícias






Papa visita a Bulgária
2001-12-04 21:32:47

O Papa visitará, pela primeira vez, a Bulgária, de 23 a 25 de Maio do próximo ano.

O anúncio foi feito, dia 28 de Novembro, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros Búlgaro após uma reunião com Monsenhor Renato Boccardo, o responsável do protocolo da Secretaria de Estado do Vaticano.
Segundo o Ministro Solomon Passi, a visita papal “é um acontecimento há muito esperado por todo o país”. De facto, a sua confirmação é um “sim” ao convite endereçado a João Paulo II, por 75 intelectuais búlgaros, em Janeiro deste ano. Quatro presidentes búlgaros haviam também já formulado o convite, mas a Igreja Ortodoxa, até à data, sempre se opôs à sua realização. O Patriarca Maxim adoptou, entretanto, uma atitude mais neutral e permissiva quanto à visita de João Paulo II ao país.
O Papa terá, então, “encontros com representantes das comunidades católica, judia, ortodoxa e muçulmana”, sublinhou Monsenhor Boccardo. A data escolhida tem a intenção de garantir que João Paulo II esteja no país na Festa de S. Cirilo e Metodio, evangelizadores dos povos eslavos e criadores do seu alfabeto, que se celebra a 24 de Maio.
Três búlgaros são ainda considerados suspeitos, pela justiça italiana, de terem organizado o atentado ao Papa, perpetrado pelo turco Ali Agca. Antes e depois da queda do comunismo no país, esta ligação foi sempre negada pelas autoridades búlgaras e as investigações nunca conseguiram encontrar provas da sua existência.
“A Bulgária continua a ser, injustamente, associada a este atentado”, referem os 75 intelectuais búlgaros, em carta aberta, esperando que “esta injustiça possa ser definitivamente reparada, com a visita de João Paulo II à Bulgária”.


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia