Pe. Zezinho alegre com a Igreja portuguesa
2001-12-02 21:30:26

O Pe. Zezinho, de visita a Portugal para assinalar os 25 anos da Cáritas de Setúbal, olha “com muita alegria para a Igreja Católica Portuguesa”.

Em declarações à Agência Ecclesia, este sacerdote cantor, jornalista, escritor, locutor de rádio e apresentador de televisão brasileiro reconheceu que “a Igreja portuguesa está mais voltada para o social e que procura caminhos e linguagem popular, para que todos a entendam. Evoluiu muito e tem produzido resultados”, sublinhou. O Pe. Zezinho conhece Portugal desde 1972, tendo estado a última vez no país há dois anos. De novo em Portugal exclama: “É outro país!”
O convite para nova vinda ao nosso país veio da Cáritas de Setúbal. Estando ligado à Cáritas no Brasil e sabendo que muitos dos seus livros e canções influenciaram alguns dos que trabalham desde o início na Cáritas de Setúbal, não o recusou. Tendo já dado dois concertos, em Fátima e Setúbal, sobram ainda cinco outras actuações até voltar para o Brasil, no dia 12 de Dezembro: no Centro Pastoral Anunciada, em Setúbal, dia 1 de Dezembro, na Casa da Cultura, no Barreiro, dia 4 de Dezembro, na Sociedade Incrível Almadense, em Almada, dias 7 e 8 de Dezembro e no Colégio Marista de Benfica, em Lisboa, dia 9 de Dezembro.
Na sua música canta o social. “Optei por cantar a fé social e não só canções de louvor, porque nesse campo há já muita gente a trabalhar”, explicou o Pe. Zezinho. “Há uma necessidade de uma mensagem adequada à situação em que se vive – continua – por isso, os temas das músicas andam em volta da solidariedade, do diálogo, da política e da fé que muda o mundo”. “De cada 30 músicas que canto, 23 são de cariz social”, garantiu o Pe. Zezinho.
Durante a sua estada em Portugal, o Pe. Zezinho tem também percorrido a diocese de Setúbal para conhecer algumas obras daquela Cáritas diocesana.
Mais informações sobre o seu trabalho podem ser encontradas na Internet no seguinte endereço: www.padrezezinhoscj.com.