COMUNICADO DA IMPRENSA - Nossa Senhora de Fátima em Roma para o Jubileu dos Bispos
2000-10-09 22:26:35

Um selo mariano no seio do Ano Jubilar: será este o significado da extraordinária peregrinação da estátua de Nossa Senhora de Fátima no Vaticano nos dias do Jubileu dos Bispos em programa de 6 a 8 de Outubro. O Acto de Consagração a Maria, já previsto no Calendário jubilar no Domingo, 8 de Outubro, terá assim um particular significado, quase uma coroação do Grande Jubileu: A Virgem de Nazaré, a cujo "Fiat" devemos o evento da Incarnação, estende os seus braços maternos e protectores sobre toda a Igreja que faz memória do nascimento de Jesus e experimenta os frutos da Redenção.

A veneranda ícone da Virgem de Fátima ficará em Roma três dias, de Sexta-feira, 6 de Outubro, a Domingo dia 8; e regressaria a Portugal na manhã de Segunda-feira depois da homenagem do Santo Padre e dos peregrinos do Jubileu, aos quais Maria foi proposta ao longo do inteiro Ano Santo como "modelo de fé vivida" (TMA,43). De facto a Virgem de Nazaré está presente aos fiéis desde o primeiro anúncio do Jubileu, quando João Paulo II a indicou à Igreja como "a Estrela que guia com segurança os nossos paços ao encontro do Senhor" (TMA, 59); Assim, hoje, o Acto de Consagração a Maria assume um sentido de um natural cumprimento, segundo quanto foi escrito na Introdução do Calendário do Ano Santo do Ano 2000, que vê unidos o Jubileu de Cristo e "o Jubileu… da Mãe" (n.12).

O calendário da presença em Roma da estátua de Nossa Senhora de Fátima prevê para sexta-feira, 6 de Outubro a chegada da imagem ao aeroporto de Ciampino e a sucessiva deslocação, em forma privada, para a Capela pontifícia no Vaticano. Sábado de manhã, Memória da Beata Virgem Maria do Rosário, a estátua será levada em procissão para a Basílica de S. Pedro onde ficará exposta para a veneração dos fiéis. À tarde, a imagem será levada para o sagrado, onde o Santo Padre se unirá aos Bispos presentes para a celebração do seu Jubileu, na reza do Santo Terço meditado. No fim da tarde, a imagem será levada para o mosteiro das Irmãs de Clausura "Ecclesia Mater" no Vaticano.

Na manhã de Domingo, 8 de Outubro o Papa celebrará a Santa Missa no sagrado da Basílica de S. Pedro com todos os Bispos; e na presença da Virgem de Fátima será feita a Consagração a Maria, com a qual se quer impetrar a protecção da Mãe de Cristo sobre a Igreja e sobre o mundo no início do Terceiro Milénio. Sucessivamente a estátua voltará para a Capella privada do Santo Padre.

Na manhã de Segunda-feira o Careal Secretário de Estado Angelo Sodano presidirá à cerimónia de despedida no pátio de S. Dâmaso. Em seguida a estátua será acompanhada ao aeroporto de Fiumicino donde partirá para Portugal.

Cidade do Vaticano 12 de Setembro de 2000