Exortação Apostólica de João Paulo II enviada por email
2001-11-25 09:07:14

Um acontecimento sem precedentes na história da Igreja. O envio, pelo Papa, através da Internet de um documento pontifício. Trata-se da Exortação Apostólica Pós Sinodal Ecclesia in Oceania, assinada na última Quinta-feira por João Paulo II e depois por ele enviada a todas as dioceses daquele continente a partir do seu computador portátil.

Em poucos segundos, nos monitores ligados ao portátil de João Paulo II, surgia este documento que, em simultâneo, estava também a chegar aos antípodas, no caso, a todas as dioceses da Oceânia. O Papa limitou-se a pressionar a tecla certa e o correio electrónico encarregou-se do resto. O homem da comunicação, Karol Wojtyla sorria com evidente satisfação. De resto, o tema da próxima Jornada Mundial das Comunicações Sociais é dedicado precisamente à Internet. Duc in Altum disse João Paulo II no início do milénio, foram estas também as palavras que Jesus disse a Pedro, faz-te ao largo e lança as redes... a rede de João Paulo II foi assim lançada nessa outra rede que é a internet.
Relativamente ao conteúdo do documento, este apresenta-se em quatro capítulos cujos conteúdos provêm directamente do Sínodo extraordinário que teve por tema: “Jesus Cristo e a Igreja na Oceânia, seguir o seu caminho, proclamar a sua verdade, viver a sua vida”.
Gostaria de viajar uma vez mais até à Oceânia para levar pessoalmente este documento mas não foi possível, referia o Papa. Mas em vós que aqui estais vejo o oceano imenso espelhando-se sob o sol, vejo o cruzeiro do sul que brilha na noite, vejo as ilhas, grandes e pequenas, vejo as cidades, as estradas e as florestas. Era desta forma que João Paulo II se manifestava após colocar a sua assinatura nesta Exortação Apostólica Pós Sinodal. Vejo sobretudo vós próprios, o verdadeiro povo da Oceânia, o verdadeiro ser deste continente, os Malaios, os polinésios, os micronésios, mas também a grande vastidão de povos aborígenes da Austrália, os maori da Nova Zelândia e todos os emigrantes que aportaram a este continente e ali encontraram a sua casa.
Este o discurso poético de João Paulo II no termo da cerimónia de assinatura desta Exortação Apostólica. Um discurso e um documento na sequência dessa grande Assembleia Especial convocada em preparação para o Jubileu. João Paulo II estende assim a sua proposta de se fazer ao largo aos povos da Oceânia. No Sínodo falámos de instabilidade económica, continua o Papa, referimos as crises políticas, a corrupção, os conflitos étnicos e tantos problemas relacionados com o respeito pela vida humana. Mas agora os bispos devem olhar o futuro, caminhar em frente com a profecia e a verdade do Evangelho.
Neste documento João Paulo II manifestou ainda a sua solidariedade para com os aborígenes, um povo que tem sofrido a discriminação e a quem as oportunidades do mundo desenvolvido não chegam. Uma situação na qual a Igreja assume também algumas culpas do passado manifestando agora o seu empenho em zelar pela dignidade deste povo, símbolo da Austrália.
Falando em inglês e francês, as línguas em que foi publicada esta Exortação Apostólica Pós Sinodal, o Papa concluía exortando os cristãos daquelas latitudes a fazerem-se ao largo... fazei-vos ao largo com a vossa pequena frota mas sabei que estais unidos à Igreja Universal que vos acompanha.