Novos desafios colocados pela mudança curricular
2001-11-25 09:05:35

É necessário formar os membros do Secretariados Diocesanos do ensino religioso para que dinamizem a presença da Igreja nas escolas.

Foi com esse objectivo que o Secretariado Nacional de Educação Cristã promoveu, na última quinta-feira, dia 22, o encontro de todos os Secretariados Diocesanos para recordar o perfil do docente de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) no actual contexto do sistema educativo e estudar as respostas aos desafios que a mudança curricular em curso exige. O 1º Ciclo é onde os responsáveis pelo ensino religioso nas escolas enfrentam maiores problemas, uma vez que a disciplina de EMRC é colocada para além das 25 horas semanais. A Conferência Episcopal emitiu uma Nota sobre o assunto na última Assembleia Plenária (Cf. www.ecclesia.pt), mas o problema persiste. Diante das declarações do Ministro da Educação, que se manifestou surpreendido pelo problema ainda não estar ultrapassado, o Director do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) acusa o Ministério de sempre fazer “ouvidos moucos” às propostas que, desde 1996, o SNEC apresentou para a reforma curricular. Posteriormente, garante o Pe. Querubim da Silva, os sucessivos ministros, inclusivamente o actual, foram informados da situação. Mais grave, considera o Director do SNEC, é o facto de algumas estruturas intermédias da educação terem “impedido” que o esclarecimento que o SNEC divulgou sobre este problema chegasse às escolas, aos professores e aos pais dos alunos. Para o futuro é necessário leccionar a disciplina de EMRC dentro das 25 horas ou, quando isso não trouxer problemas para as escolas, pais e professores, fora desse horário.
Neste encontro, foi ainda debatida a missão dos secretariados diocesanos do ensino religioso escolar e apresentada uma proposta de divulgação da disciplina de EMRC através de ferramentas multimédia. Por iniciativa do SNEC, da Autor (uma empresa ligada às novas tecnologias) e o Programa Ecclesia (programa da Igreja Católica, emitido de segunda a sexta na RTP2), está em curso o projecto de motivar os alunos para a disciplina de EMRC através de diferentes jogos que, depois de disputados entre alunos nas escolas, serão parte de um concurso a decorrer no Programa Ecclesia.