paroquias.org
 

Notícias






Muçulmanos e Judeus italianos
2001-11-22 21:43:14

As comunidades muçulmanas e judaicas italianas acolheram com entusiasmo o convite, do Papa, para participarem num encontro de oração pela paz, a 24 de Janeiro próximo, em Assis, cidade italiana ícone do diálogo inter-religioso.


“Magnífico” foi o termo utilizado, pelo representante italiano da Liga Muçulmana Mundial, para definir a iniciativa de João Paulo II. Mario Scialoja garantiu, segundo a Agência Zenit, que “sempre foi apreciada a abertura do Papa face ao Islão”. “Face ao Islão autêntico – sublinhou – e não a suas deformações”. A primeira adesão oficial ao convite de João Paulo II veio da Mesquita de Roma, uma das maiores da Europa.
Por seu turno, o Presidente da União das Comunidades Judias de Itália considerou “sincero” e “fervilhante” o convite do Papa. “Um convite ao qual não é possível responder negativamente”, afirmou Amos Luzzatto, mostrando-se ainda “de acordo com este tipo de gesto simbólico, quando necessário, como agora perante a guerra em curso”. No entanto, Amos Luzzatto frisou que “para eliminar, na raíz, todo o espírito de contraposição é fundamental uma ampla obra educativa”, pois, concluiu, “não se podem discutir alguns preconceitos do mundo ocidental em poucas horas”.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia