Igreja Contra Casamentos de Pessoas com Sida
2001-11-21 15:02:49

"Seria aconselhável que, antes de se iniciar uma relação estável, de matrimónio ou outra, se incluísse esse exame clínico [de rastreio da sida] entre os vários que são aconselháveis nessa circunstância.

Esse conhecimento daria serenidade e estabilidade ao casal e seria mais um incentivo para a sua fidelidade". A sugestão foi ontem divulgada pelo Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa que assim se pronunciou a propósito da acção de mentalização nacional sobre a doença, o qual terá lugar no próximo dia 1, por iniciativa da Comissão nacional de Luta Contra a Sida.

A mesma nota da Igreja refere ainda que na prevenção da doença "têm-se privilegiado os métodos de 'barreira física', que isola o contacto dos corpos na intimidade sexual, que é, em si mesmo, um encontro plenificante de todo o ser." Tal significa, uma vez mais, a discordância dos responsáveis católicos pelo recurso ao preservativo.