paroquias.org
 

Notícias






A vida com um sorriso
2001-11-21 20:36:02

“A Vida como Vocação” foi o tema que reuniu, em Fátima, de 16 a 18 de Novembro, mais de 230 animadores vocacionais, de todo o país, para um Curso de Formação, promovido pela Comissão Episcopal do Clero Seminário e Vocações.

O grande objectivo foi “ajudar a reflectir sobre o ponto de partida para o anúncio vocacional: a vida que é também ela uma vocação”, explicou, à Agência Ecclesia, o Secretário da Comissão Episcopal do Clero Seminário e Vocações. “Só depois – frisou o Pe. Álvaro Mancilha – podemos anunciar uma vocação específica”.
Para fazer esta reflexão, 3 conferencistas abordaram algumas questões relativas ao tema. Marcelo Rebelo de Sousa deu a visão da vida, no actual contexto social e económico, abordando “Um olhar realista sobre a vida”. José Carlos Carvalho, Professor da UCP – Porto, abordou os aspectos teológicos da “Vida como vocação” e a Irmã Vera Maria de Jesus, monja Carmelita, deu o seu testemunho da “Consagração como projecto de vida feliz”.
Entre conferências e trabalhos de grupo, houve uma ideia que sobressaiu: “mais do que o que se diz, é o testemunho que se dá que importa”, recordou o Pe. Álvaro Mancilha. Neste sentido, ficaram dois desafios para os animadores vocacionais presentes: “dar um testemunho de felicidade é fundamental... às vezes andamos com umas caras tristes”, reconheceu o Pe. Álvaro Mancilha, e “ter sempre em conta que toda a pastoral da Igreja, deve ter um cariz vocacional”, afirmou.


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia