Novos desafios às ordens religiosas
2001-11-21 20:33:39

A vida religiosa vive hoje, novos desafios, que vão para além do problemas das vocações.

A atenção à fraternidade, à missão e à pessoa do religioso, forma os três pontos apontados pelo Cónego José Paulo Abreu, durante uma conferência sobre: “Os nossos fundadores – uma resposta profética no tempo”.
Falando, no Domingo passado, às religiosas que vivem na arquidiocese de Braga, o reitor do Seminário Conciliar, lembrou que longe vai o tempo em que as casas religiosas estavam cheias. “Agora a realidade é diversa” e o trabalho dos religiosos deve centrar-se “no deserto, na periferia e na fronteira”, ou seja, “nos sítios onde ainda ninguém está”.
O trabalho que as instituições religiosas têm desenvolvido junto das crianças e dos idosos é importante, mas para o Cónego José Paulo , é necessário ir junto das vitimas da SIDA, da droga, da prostituição, e dos imigrantes. Esta não é uma experiência nova, a experiência de religiosos em hospitais já aponta para estes “novos caminhos“, que quebram a rotina” em que, por vezes, se cai com facilidade, considerou.