paroquias.org
 

Notícias






Igreja Católica Debate Cidadania na Marinha Grande
2001-11-15 09:25:31

É uma espécie de congresso católico sobre a acção social, a partir do tema da cidadania: a partir de hoje e até sábado, cerca de duzentos representantes das vinte dioceses católicas portuguesas reúnem-se no cenário de muitas lutas operárias, a Marinha Grande, na IV Semana Social católica, para debater o tema genérico "Cidadania pessoal, responsabilidade colectiva".

A iniciativa, da responsabilidade directa da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), decorre no auditório da Igreja de Picassinos.

Com participantes menos mediáticos do que nas anteriores, esta IV semana pretende suscitar linhas de acção da Igreja que promovam a "cidadania responsável num mundo em transformação". Para isso, os participantes irão debater questões como a imigração, a globalização da solidariedade, a cidadania na sociedade do conhecimento e a integração das minorias e dos mais pobres.

Também a questão da cidadania no interior da Igreja será objecto de uma das sessões parciais, a par de outras que aprofundarão a doutrina social da Igreja e os novos desafios que a ela são colocados a partir das realidades que hoje se vivem. A democracia participativa, a cidadania no quotidiano e nas relações laborais e a qualidade de vida completam o leque das sessões parciais, que se dividem pelas tardes de hoje, amanhã e sábado.

As três intervenções plenárias estarão a cargo de Maria de Lourdes Cunha Paixão, que falará sobre a cidadania como avanço de civilização, hoje, a partir das 15h30. Amanhã de manhã, o presidente do Fórum Justiça e Liberdade, o advogado José António Pinto Ribeiro, intervém sobre "Cidadania para o mundo de hoje". Amanhã, o terceiro tema geral estará a cargo de Manuel Patrício, que fala sobre a educação para a cidadania.

A Semana Social é uma iniciativa católica que data dos anos 40. Nessa altura, as quatro realizadas (1940, 43, 48 e 52) marcaram decisivamente o panorama da intervenção de muitos católicos na vida pública do país. Depois de retomada em 1991, sobre o tema do desenvolvimento, já se realizaram mais duas: 1994, sobre família e solidariedade, e 1997, sobre economia social e desenvolvimento humano.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia