paroquias.org
 

Notícias






Catequese não escolhe idades
2001-11-14 20:21:33

Em Portugal criou-se uma ideia “redutora” de catequese que liga a formação cristã “exclusivamente à infância”, de tal forma que o percurso catequético está elaborado para 10 anos, depois dos quais os jovens ficam num “vazio”.

Para reflectir sobre as perspectivas para o pós 10 anos de catequese, reuniram, em Fátima, os responsáveis e delegados diocesanos e de movimentos da Pastoral Juvenil.
Para Leonel Rocha, responsável nacional da Pastoral Juvenil, “não pode haver medo da palavra catequese”. Segundo ele, catequese significa “formação cristã”, que não está reduzida à infância, mas se estende a todas as etapas da vida, talvez por isso “se fale tanto, hoje em dia, da necessidade da catequese de adultos”.
Este Seminário Nacional, que decorreu durante o último fim de semana, serviu para “os delegados discutirem as linhas orientadoras da Pastoral Juvenil para Portugal”, referiu Leonel Rocha, em declarações à Agência ECCLESIA. Actualmente existe uma equipa nacional, coordenada pelo Pe. Adérito Barbosa, a elaborar uma proposta de percurso catequético para os grupos de jovens. O objectivo é “pegar nas experiências que já existem e em alguns percursos de formação, como da vizinha Espanha, e elaborar um percurso para os jovens portugueses”.
Quanto à duração desta formação há quem defenda que deve ser de 4 anos, sendo preciso também “apostar na formação de animadores”, que poderá passar pela instituição de um “Ministério de Animador”. Dados e prazos concretos, não existem, mas o responsável pela Pastoral Juvenil, gostava que no próximo ano se pudesse implementar um programa provisório.


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia