paroquias.org
 

Notícias






D. José Policarpo já regressou a casa
2001-11-14 09:47:31

O cardeal-patriarca de Lisboa já regressou a casa e encontra-se "em repouso", depois de, anteontem, ter sofrido uma "fibrilhação cardíaca" (arritmia). Segundo o seu chefe de gabinete, D. José Policarpo teve alta ontem cerca das 12 horas, depois de ter passado a noite em observação na Clínica de Santo António, em Lisboa.

Para além da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que termina amanhã em Fátima, o cardeal cancelou ainda a sua ida, amanhã, à Marinha Grande, onde deveria inaugurar a IV Semana Social.
O patriarca não foi a Fátima, mas enviou o seu discurso. Para além de exortar os muçulmanos a darem sinais de que a sua fé religiosa "é promotora da paz e da defesa da dignidade da pessoa humana", sinais esses que "terão necessariamente de passar por um maior respeito pela liberdade de consciência e de religião". Caso contrário "as imagens de intolerância e de violência acabarão por marcar a maneira de ver do mundo não islâmico".
Ontem, os bispos portugueses aprovaram, na generalidade, um documento sobre o voluntariado, que poderá ser tornado público ainda amanhã, no encerramento da Assembleia. Segundo o porta-voz da CEP, a Igreja recorda que "é necessário apoiar e desenvolver o voluntariado" que "não deve, contudo, substituir os profissionais". O documento "situa-se numa linha de desafios", nomeadamente "da troca de informações sobre a necessidade de voluntariado, novas formas de o fazer, formação e da responsabilidade".
A criação de "capelanias" em todas as faculdades e pólos da Universidade Católica Portuguesa (UCP), foi também defendida nos trabalhos de ontem. Os bispos ficaram satisfeitos com o trabalho que a UCP está a desenvolver, cujos resultados foram apresentados, ontem, pelo reitor e vice-reitor.

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia