paroquias.org
 

Notícias






Assembleia da Conferência Episcopal Portuguesa
2001-11-12 21:18:43

“Após estes acontecimentos dramáticos, o diálogo inter-religioso não se pode limitar à simples tolerância”, afirmou, dia 12 de Novembro, D. José Policarpo no seu discurso de abertura da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), lido pelo Vice-Presidente da CEP, D. António Marcelino, na impossibilidade de presença do Presidente por motivos de saúde.


Afirmando que “não é legítimo identificar este extremismo violento com o Islão como um todo”, D. José Policarpo espera, dos “irmãos muçulmanos, sinais que mostrem ao mundo que a sua fé religiosa é promotora da paz, caso contrário – vaticina – as imagens de intolerância acabarão por marcar a maneira de ver de todo o mundo não islâmico”.
D. José Policarpo saudou ainda “os irmãos islâmicos, radicados em Portugal”, garantindo “a determinação em continuar a construir com eles uma convivência radicada no diálogo e no respeito mútuo”.
“O desafio de sermos profetas da Esperança, reveste-se de uma exigência particular no contexto actual”, sublinhou o Presidente da CEP, recordando ainda a recente beatificação de D. Frei Bartolomeu dos Mártires, que aponta “a exigência de radicalidade evangélica no nosso ministério”. (Ver texto na íntegra na secção Documentos ou em ecclesia.pt)
Nesta 148ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, presidida no seu início por D. António Marcelino, os trabalhos ficarão marcados pela análise aos resultados do recenseamento à Prática Dominical. Os Bispos têm também agendada a programação da celebração dos 20 anos da “Familiaris Consortio” em Portugal e a participação de Portugal no encontro dos Bispos da Europa sobre a Juventude.
Nesta Assembleia, o Episcopado estuda ainda a publicação de três documentos. Um sobre a Educação, outro sobre o voluntariado (Voluntariado – Porta aberta para a humanização social) e um terceiro que tem por tema a “Recepção da Carta Apostólica Novo Millennio Ineunte nas Dioceses de Portugal”.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia