Católicos e Protestantes Debatem Antagonismos
2001-11-10 16:10:37

Meio milhar de católicos e protestantes de todo o país reúnem-se hoje, em Coimbra, para debater o que os une e divide no modo de olhar a personalidade de Jesus Cristo.

Ao mesmo tempo, o encontro é um modo de aproximar crentes divididos por antagonismos de séculos entre várias igrejas.

O encontro, subordinado ao tema "Singularidades de Jesus Cristo", é organizado pela Comissão de Doutrina da Fé, da Igreja Católica, pela Aliança Evangélica Portuguesa, que integra a maior parte das igrejas e comunidades evangélicas, e pelo Conselho Português de Igrejas Cristãs, do qual fazem parte as Igrejas não católicas de orientação ecuménica.

As três correntes cristãs esperam que o encontro de Coimbra, realizado num momento conturbado da história mundial, seja "um estímulo e contributo à unidade e sã convivência entre todos os homens".

"Se já antes achávamos que havia um tema que justificava este encontro - a figura de Jesus Cristo -, agora é a altura oportuna para congregar cristãos das várias igrejas, porque vivemos um período em que se valoriza muito a vida espiritual", afirmou, citado pela Lusa, o pastor Jorge Ligeiro, da Igreja Evangélica Baptista de Coimbra.

Apesar da "grande diversidade, salutar," das três organizações, a iniciativa pretende mostrar que há unidade no que é essencial e "atirar para fora os antagonismos existentes, quebrar o gelo que ainda possa existir" entre os cristãos das várias igrejas. "Temos mais coisas que nos unem do que nos separam. Estamos unidos pela figura central de Jesus Cristo, que acreditamos ser o salvador, por isso não devemos estar de costas voltadas", frisou.

O colóquio de sábado, cujos participantes devem encher o novo auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, é o primeiro com estas dimensões e aberto aos cristãos. Mas já desde 1994 que representantes da Comissão de Doutrina da Fé, da Aliança Evangélica Portuguesa e do Conselho Português de Igrejas Cristãs (Copic) realizam encontros de reflexão sobre aspectos doutrinais e de acção conjunta. Antes disso, a comissão católica e os protestantes do Copic tinham começado um processo paralelo de debate e de diálogo ecuménico, que se mantém.

O encontro, a partir das 10h00, prevê intervenções sobre o tema de um teólogo de cada uma das correntes: o evangélico Manuel Alexandre Júnior, o protestante João Soares de Carvalho e o católico Jacinto Farias. A partir das 15h45, abre-se o debate e, às 16h50, está previsto um tempo de oração conclusivo.

Fonte Público