Santos-o-Velho, tem paróquia gémea
2001-11-06 19:34:10

A Paróquia de Santos-o-Velho, em Lisboa iniciou um processo de geminação com a Paróquia de S. Joaquim, em Maputo.

A apresentação oficial da geminação aconteceu durante a Semana Missionária, que decorreu entre 27 de Outubro e 4 de Novembro.
Durante esta semana realizaram-se em Santos-o-Velho, vários acontecimentos em ordem a “motivar a comunidade paroquial para a missão Ad-gentes, e aprofundar a consciência missionária”. Contactado pela Agência ECCLESIA, o Pe. João Seabra, referiu que este é um caminho, que “ainda agora está a começar, havendo neste momento, um grupo consciente e motivado para trabalhar com o pároco”.
Durante esta semana, a imagem de S. Joaquim, foi colocada junto ao Altar, próximo de outros santos da Igreja, para que “a unidade que os santos vivem no céu, possa ser o modelo para so fiéis das duas paróquias”, afirmou o Pe. Seabra. A juntar a este acto simbólico, vários paroquianos assinaram uma carta á paróquia moçambicana, manifestando o desejo de geminação e garantindo que não pretendem “uma adopção”, mas antes um trabalho entre “irmãos gémeos”.
Depois deste primeiro passo, o Pe. João Seabra espera poder desenvolver projectos concretos, nomeadamente no apoio movimento a movimento. Os Escuteiros, por exemplo, estão empenhados em ajudar a fundação de um Agrupamento Escutista em S. Joaquim.
O projecto de geminação de Paróquias é promovido pela Fundação Evangelização e Culturas e tem como objectivo “ajudar os cristãos a tomar consciência de outros mundos, sensibilizando para a urgência de serem intervenientes na sociedade”