paroquias.org
 

Notícias






UCP pela primeira vez nos Açores
2001-11-06 19:29:15

O Curso de Ciências Religiosas iniciou-se pela primeira vez nos Açores, no dia 3 de Novembro, em Ponta Delgada, ilha de S. Miguel.

A abertura solene desta que é a primeira presença da Universidade Católica no arquipélago, com uma extensão da Faculdade de Teologia, foi presidida pelo Bispo de Angra do Heroísmo.
Em declarações à Agência Ecclesia, D. António Braga afirmou que este curso “é uma extensão que vem ao encontro de uma necessidade muito grande de formação académica para agentes pastorais e professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC)”. A falta de sacerdotes não permite que sejam sempre estes a leccionar a disciplina, existindo já alguns leigos que cumprem essa tarefa mas, reconhece D. António Braga, “sem terem a formação requerida”. Apesar da necessidade há muito sentida e de “mais valer tarde que nunca”, o facto de “a disciplina de EMRC viver momentos conturbados”, levou o Bispo de Angra do Heroísmo a reconhecer que o curso de Ciências Religiosas “vem mesmo no momento exacto”.
Este curso irá funcionar apenas em Ponta Delgada, o que, sendo insuficiente para as necessidades de todas as ilhas, “abrange metade do arquipélago em termos populacionais”, recorda D. António Braga. Inscritos estão 24 alunos, que se vão formar como agentes pastorais, e 6 ouvintes (que se preparam para ministérios eclesiais) que aproveitam esta presença da UCP nos Açores, para poderem colmatar a falta de uma Faculdade de Teologia nos Açores.
Para o ano não haverá novas inscrições e, no fim dos 5 anos da licenciatura, esta extensão da Faculdade de Teologia deverá fechar portas. A não ser que o número de interessados justifique a existência de um segundo curso de Ciências Religiosas nos Açores.
D. António Braga reconhece que há que apostar também na formação noutras ilhas e coloca como hipótese a Teologia à distância. Para o Bispo de Angra do Heroísmo, a abertura do curso de Ciências Religiosas não deixa de ser, ainda assim, “um acontecimento importante para a diocese”.


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia