FREI DOS MÁRTIRES NO LIVRO DOS SANTOS
2001-11-04 09:52:22

D. Frei Bartolomeu dos Mártires, antigo arcebispo de Braga, vai ser beatificado hoje pelo Papa João Paulo II, em Roma.

O "arcebispo santo", como cedo foi apelidado pelo povo de Deus, nasceu em Lisboa no ano de 1514, e foi baptizado na Igreja de Nossa Senhora dos Mártires, a primeira igreja católica da cidade. Destruída pelo terramoto de 1755, foi reconstruída na Rua Garrett, onde está exposta a pia baptismal que terá testemunhado o primeiro sacramento do novo beato português, recordado como um homem de fé profunda, de caridade heróica e um reformador da Igreja. Marcada para as 10h00 locais (11h00 em Lisboa), a cerimónia de beatificação de Frei Bartolomeu dos Mártires tem lugar na Capela Papal da Praça de S. Pedro, Vaticano. A assistir estará Jaime Gama, ministro dos Negócios Estrangeiros e muitos populares de Viana do Castelo, cidade onde Frei Bartolomeu faleceu, em 1590, e ficou sepultado. A proclamação oficial da sua santidade processou-se em ritmo lento: Introduzida a causa da beatificação em 1631, o reconhecimento da heroicidade das suas virtudes só se verificou em 1845, por decreto do Papa Gregório XVI. Um século e meio depois, sendo prefeito da Congregação dos Santos, o cardeal português José Saraiva Martins, Frei Bartolomeu conseguiu a beatificação."É uma coincidência o facto de eu ser prefeito da Congregação da Causa dos Santos", disse o cardeal Saraiva. "É verdade que foi um processo muito demorado, mas a santidade é eterna, vai além da história e do tempo. Diria que a santidade é como o vinho: quanto mais velho mais saborosos". Durante o recente sínodo dos bispos, a sua figura foi várias vezes recordada como exemplo. "Estava sempre ao lado dos fiéis, sempre à frente do rebanho. Ele propunha uma reforma que era muito mais que uma simples correcção dos abusos", refere o cardeal Saraiva Martins. A promulgação do decreto da Congregação Vaticana para a Causa dos Santos acontece quando se prepara a evocação dos 411 anos da sua morte.

Fonte CM