Mirando do Douro recebeu bispo de Bragança
2001-10-29 10:25:49

D. Frei António Montes Moreira, 43º bispo da Diocese de Bragança-Miranda, visitou, ontem, em ambiente de festa, a cidade que foi a primeira sede do clero na região do nordeste interior.

Um grande número de pessoas, oriundas de toda a região do planalto mirandês, juntou-se a esta iniciativa, promovida pelo cabido e a Câmara Municipal. Foram colocados os estandartes de vários padroeiros, das mais diversas localidades, demonstrando apoio ao novo bispo.
A deslocação de D. Frei António Montes Moreira realizou-se 15 dias após a sua ordenação como bispo diocesano.

Benefício da dúvida
Depois de algum tempo de costas voltadas com o, agora, bispo Emérito, D. António José Rafael, os mirandeses prometem "fazer as pazes com o clero da dioceses". "É necessário uma reconhecimento maior das entidades eclesiásticas em relação à antiga sede de diocese, ficando, por enquanto, o beneficio da dúvida", disse, ao JN, Silvestre Marcos, um dos cidadãos presentes na cerimónia.
De acordo com Manuel Rodrigo, presidente da Câmara de Miranda do Douro, aquela visita pastoral "é entendida com uma forma de reconciliação do povo mirandês com o novo bispado, colocando de lado algumas quezílias do passado".

Visita planeada
No uso da palavra, D. António Montes Moreira, afirmou que, na sua qualidade de governador pastoral da diocese, a visita já algum tempo que estava planeada. "É minha missão enquanto franciscano estabelecer a união e a concórdia".
O novo bispo afirmou, ainda, que se deslocará a Miranda do Douro com mais frequência em relação a outras regiões da dioceses, até porque tem um título duplo.
Apesar de não ter, ainda, informação detalhadas dos motivos que levaram às críticas proferidas pelos mirandeses ao seu antecessor, afirmou que toda a situação poderá estar ultrapassada.
D. António Montes Moreira viu o nome inscrito no antigo Paço Episcopal de Miranda do Douro, ao lado de mais 42 bispos que, de uma forma ou de outra, marcaram os 456 anos da história eclesiástica desta cidade.

Fonte JN