Padre volta à capela-mor
2001-10-28 11:13:20

O padre Albertino, da paróquia de Pombeiro, vai mesmo ter que ir rezar missa na capela-mor. A decisão foi tomada no passado dia 22, pela Diocese do Porto. As celebrações na capela-mor ainda não têm data marcada, mas poderão já acontecer hoje, na missa das 7.30 horas.

Para se ir habituando à ideia, pois sempre se mostrou contra, o padre Albertino solicitou ao Instituto Português de Património Arquitectónico (IPPAR) para que o altar, colocado na zona do transepto, fosse deslocado para a capela-mor. Futuramente, o altar será substituído. Na mesma reunião, o IPPAR ficou de apresentar um novo projecto à Diocese.
Mas esta não será a única alteração nas missas em Pombeiro. O grupo coral de adultos poderá vir a entoar, em breve, os seus cânticos litúrgicos da zona do coro-alto. A sugestão foi dada pela Diocese do Porto e um primeiro ensaio já foi realizado.
A igreja do Pombeiro começa a ganhar uma outra vida, após a sua recuperação. Ontem, o templo abriu as suas portas para receber o coro de Letras da Universidade do Porto.
Pombeiro foi o ponto de partida de uma pequena digressão, que levará o Coral de Letras da Universidade do Porto a incutir vida em alguns monumentos nacionais mais representativos - o Ciclo da Polifonia - 2001.
A iniciativa foi promovida pelo Instituto Português do Património Arquitectónico, através da sua Direcção-Regional do Porto, em pareceria com a Câmara Municipal de Felgueiras.