Turismo religioso acolhe projecto
2001-10-28 11:11:03

Fazer do turista um peregrino do património religioso é um projecto em marcha, no Norte de Portugal. Denominado «Magna Carta do Turismo Religioso», foi ontem assinado, na capital do Minho, tendo por objectivo a promoção do turismo religioso no espaço territorial das arquidioceses de Braga, Santiago de Compostela e dioceses de Lamego e Viana do Castelo.

A iniciativa, que partiu do Cabido Metropolitano e Primacial de Braga, conta com o apoio da Associação Comercial de Braga (ACB), Comissão de Coordenação da Região Norte (CCRN) e Associação para o Desenvolvimento do Turismo na Região Norte (ADETURN).
O projecto Turismo Religioso é apoiado pelo Ministério do Planeamento, através do Programa Operacional Regional do Norte, com um investimento de 44,5 mil contos, a que corresponde uma comparticipação do FEDER em 33,4 mil contos.
A ministra do Planeamento, Elisa Ferreira, presente na cerimónia, realizada na Sé Catedral de Braga, destacou a importância do projecto como «instrumento de desenvolvimento do país e da região Norte», a nível da oferta religioso-cultural. «É uma forma de promover riquezas adormecidas e bens preciosos que precisam de ser explorados», disse.
Por sua vez, Alberto Pereira, da ACB, sublinhou a importância da riqueza do património arquitectónico, cultural e religioso do Norte de Portugal, considerando que o projecto «abrirá uma janela de novas oportunidades económicas e sociais». Já Cristina Azevedo, da CCRN, caracterizou o projecto como experiência-piloto para o estudo dos recursos turísticos ligados à Igreja.

Fonte JN