Aos reverendos Párocos e às Comunidades Cristãs do Patriarcado de Lisboa
2000-09-24 13:09:22

Irmãos Caríssimos,

Na Bula «Incarnationis Mysterium», que convoca o Ano Jubilar, o Santo Padre João Paulo II convida as Igrejas Particulares a organizarem encontros ecuménicos e inter-religiosos, alargando a todos os crentes em Cristo e em Deus a alegria do Jubileu.

Venho anunciar-vos que, procurando dar cumprimento a este desejo do Santo Padre, a Igreja de Lisboa, em cooperação com a Comunidade de Santo Egídio, organiza um encontro inter-religioso de reflexão e oração pela paz, nos dias 24, 25 e 26 de Setembro próximo. Foram convidados os guias espirituais das principais religiões do mundo e contamos com cerca de três centenas de convidados especiais.

Estes encontros inter-religiosos pela paz, liderados pela Comunidade de Santo Egídio, deram continuidade ao encontro de Assis, em que João Paulo II convidou os principais chefes re1igiosos para, com Ele, rezarem pela paz. Este encontro de Lisboa é já o XIII e terá como tema «Oceanos de Paz».

Iniciar-se-á com um solene pontifical, na Igreja dos Jerónimos, as 11 h do dia 24. Às 17 h, será a solene sessão de abertura no Centro Cultural de Belém, onde usarão da palavra, além dos promotores, Presidente da Comunidade de Santo Egídio, o Patriarca de Lisboa, o Senhor Presidente da República Portuguesa e outros oradores, entre os quais esperamos poder contar com o Presidente da República da Indonésia. Nos dias 25 e 26 terão lugar colóquios temáticos e na tarde de 26, um momento de oração pela paz, por grupos religiosos e a sessão de encerramento na Praça do Município.

Peço às Comunidades cristãs que estejam unidas na oração a este encontro. Poderão participar nos actos colectivos; os seminários temáticos são acessíveis através da inscrição, a quem o desejar.

Saibamos acolher os nossos irmãos crentes que virão até nós para, a partir de Lisboa, lançar ao mundo uma mensagem de paz.
Assim o anúncio do anjo aos pastores de Belém, proclamado há 2000 mil anos, continuará a ecoar no nosso mundo contemporâneo. Que a alegria do Jubileu esteja nos nossos corações.

Lisboa, 3 de Agosto de 2000

+ JOSÉ, Patriarca de Lisboa