Evangelização porta a porta
2001-10-25 22:05:10

A Paróquia de Campanha, no Porto sentiu necessidade de responder à baixa prática religiosa e partiu para uma evangelização porta a porta.

Numa freguesia com cerca de 15 mil habitantes, só cerca de 600 são praticantes habituais.
A Paróquia de Nossa Senhora de Campanhã, situa-se nos limítrofes da cidade do Porto e é constituída por uma área de barracas com gente deslocadas dos seus lugares de origem.
Para o Pe. Fernando Milheiro, que está na Paróquia desde Fevereiro, existe uma clara necessidade de uma evangelização consistente e directa à população. Depois de ter dado um primeiro passo com a realização de procissões e a promoção das Festas da Padroeira, que se realizaram a 8 de Setembro, avançou para uma dimensão cultural, com a organização de uma exposição de pintura com artistas da zona.
No entanto, ainda assim, “é necessária uma “evangelização explícita” e foi desta forma que surgiu a “Missão Popular”, que o Pároco quis que fosse assumida por Leigos, sem deixar de contar com a sua participação. Ao exemplo de Jesus, “é preciso ir ao encontro das pessoas”.
O Caminho Neocatecumenal, é o grupo encarregue de levar por diante esta missão que está na rua desde dia 20 de Outubro e até 7 de Novembro. Para já, e segundo disse à Agência ECCLESIA, o Pe. Fernando Milheiro a receptividade das pessoas está ser “muito boa”. O povo “é muito educado quando tudo lhe é explicado, abrem a porta, conversam e acolhem”, há mesmo quem tenha afirmado que “é a primeira vez que a Igreja vem a minha casa”.
É a primeira vez que este tipo de acção evangelizadora acontece na diocese do Porto. Tem sido feita de uma “forma muito séria” e não à maneira de “propaganda”. A cada pessoa é entregue uma mensagem do Pároco, que explica e certifica a presença dos Leigos.
E para quem a presença de cânticos e orações no meio da rua se possa assemelhar a uma manifestação de uma qualquer Seita religiosa, lá está o Pe. Fernando, a acompanhar os “missionários”, como presença “estabilizadora”. São muitos os fiéis que depois de o verem se aproximam.